Olá. Hoje vamos mostrar nossa rotina de trabalho.
Os professores chegam as 17h para organizar o espaço, montar cenário, saem apenas quando terminam de guardar tudo, por volta de 20h (podendo ir direto para o culto, então todos podem ajudar num culto e assistir ao outro - que não tem MI).
Esse tempo é dedicado inteiramente às crianças. O prof precisa se comprometer, ser pró ativo, não usar celular.
- Às 17h40min temos que estar com todo salão pronto para esperar as crianças, é o momento que todos professores oram juntos pelo culto infantil.
- Desde 2017 conseguimos dividir as crianças do berçário (0 a 4 anos incompletos) dos maiores (4 a 11 anos), usando linguagem, histórias e métodos apropriados para cada idade. O berçário é uma sala pintada, decorada, montada para os babies e tem toda uma linha de trabalho com músicas, lanche, história e tempo de brincar.
- As crianças maiores ficam no salão, onde precisamos montar todo o cenário todos os domingos, colocamos uma cortina de TNT de fora a fora para ficar mais colorido e atrativo, servindo de cenário.
- Trabalhamos geralmente com almofadas no chão para distanciar da escola e ser um local atrativo, lúdico e confortável para as crianças. Para diferenciar, às vezes usamos cadeiras.
- As crianças maiores podem chegar a partir das 17h45min e ficam brincando com jogos até 18h10min (momento em que eles podem interagir entre eles, se conhecerem, fortalecerem as amizades e contarem as novidades).
- 18h10min as crianças guardam os brinquedos e almofadas para iniciarmos com oração e louvor. O louvor é com auxílio de caixa de som. Temos duas listas de músicas no app Spotify da comunidade, uma para o berçário e outra para os maiores, que usamos durante o louvor. Cantamos 2 músicas que tenham relação com a história.
- Oferta, fazemos a oferta num vidro grande para as crianças verem o valor que estão dando de oferta. Explicamos sempre que a oferta é para agradecer a Deus por tudo que Ele nos dá, para devolver um pouquinho de tudo que Ele nos dá. Oramos.
- As crianças pegam as almofadas e seguimos para a introdução e história que pode ser contada de várias formas: teatro, miniatura, com figuras, com teatro de sombra, contação com participação das crianças ou não. Teatro com narração gravada na caixinha de som e vários outros jeitos. Usamos profs geralmente para o teatro.
* Vamos mostrar mais formas de contar história nos próximos posts.
- Conclusão da história com aplicação à nossa vida.
- Dividimos as crianças grandes em dois pequenos grupos para que as crianças tenham mais oportunidade de participar e entender a atividade de reforço conforme sua faixa etária. PG de 4 a 6 anos de idade e PG de 7 a 11 anos de idade (que vai para outra salinha). Esse é o momento de pastoreio. Ali fazemos atividades que liguem a história ao contexto de vida da criança. Podem ser atividades mais agitadas, ou com balões, ou de pintar, mas que as faça entender o conceito bíblico para a vida delas. Oração.
* Vamos desenvolver mais atividades de PG nos próximos posts.
- Os pais vêm buscar e as crianças só saem do espaço (Casarão) com a autorização do prof da porta que confere os pais que chegaram e entrega as crianças. Já trabalhamos com sistema de senha para o pai só levar a criança mediante a entrega de senha, mas não funcionou, bem como crachá com nome na criança também não funcionou). A comunidade paga um segurança todo domingo para ficar no portão de entrada para evitar que pessoas de fora cheguem até ali.
PALAVRAS-CHAVE: INTENCIONALIDADE, PASTOREIO, ENSINO RELEVANTE E LÚDICO, COMPROMISSO, PRESENÇA INTEGRAL.
É isso aí pessoal, qualquer dúvida só perguntar nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário